Pesquisar neste Blog

TRADUTOR - TRANSLATE GOOGLE WEBSITE TRANSLATOR

BEM VINDO AO BLOG DE ÁLIEN A FERA

Bem vindo ao Blog de Álien a fera,soluções simples e objetivas. Esse blog foi criado com o objetivo de ajudar você,com relação a problemas com Computadores e Internet,Softwares,Sistemas,Hardwares e.t.c. Aqui,você encontrará muitas respostas que poderão ajudá-lo(a). O Blog,é basicamente para ajudar aos nossos internautas visitantes. Pesquise,dê sua opinião,elogie,critique,(mas de forma educada e construtiva). Sempre que tiver uma dúvida,ou se não encontrar uma resposta,ou até fazer uma pergunta,preencha o formulário de contato,peça informações sobre o que deseja : sempre que possível eu faço uma postagem ou respondo por e-mail. Parceiros serão sempre bem vindos. Muito obrigado por sua visita. "Volte sempre" Álien a Fera Administrador

30 dezembro 2010

Scam - A fraude inunda o correio eletrônico




Active Search Results

Categoria: Segurança/prevenção contra Malwares e Fraudes

> Exemplos de como o scam tem sido cada vez mais usado para proliferar fraudes,e informações sobre como reconhecer os indícios e características de mensagens de fraude circulando na Internet.
A Internet está cada vez mais perigosa para os desavisados.
Além do vírus de computador e dos chamados Crackers,é preocupante o aumento de ações de criminosos e delinqüentes cometendo fraudes de todo tipo através da Internet.
As fraudes on-line visam,em geral,o seqüestro de dados bancários (conta,senha) pessoais,ou outras informações que possam ser úteis a malfeitores.
De uma forma geral essas fraudes consiste abordar em larga escala usuários de Internet,quase sempre por correio eletrônico (e-mail),usando algum assunto atrativo como disfarce para induzir as vítimas a fornecer dados sigilosos,ou a instalar um programa que rouba informações no computador.
Este tipo de fraude tem sido denominado scam ou ainda phishing scam (algo como “fraude pesca-bobos”,em português).

> Os fatores que,combinados,levam à ocorrência e proliferação de scam são.

* A facilidade com que um e-mail pode ser forjado e fraudado;
A proliferação e a diversificação de listas e programas para envio de spam (mala-direta ilegal por correio eletrônico) em larga escala (milhões de mensagens de uma vez);
A facilidade de se publicar qualquer conteúdo e arquivos executáveis na web,principalmente em serviços de hospedagem gratuita e que não exigem uma identificação legítima;
A carência de legislação e meios de controle e segurança que permitam rastrear,identificar,coibir e punir ações criminosas na Internet de forma rápida, eficaz e globalizada;
E,claro,a existência de uma quantidade enorme de usuários de Internet com pouco ou nenhum conhecimento técnico,ingênuos e despreparados para sequer desconfiar dos perigos existentes.

Dentre as mensagens indesejadas e não-solicitadas de correio eletrônico (spam) que circulam atualmente na Internet,as fraudes on-line (scam) já chegaram a ultrapassar a ocorrência de anúncios,propagandas e pornografia,segundo dados da unidade de monitoramento Brightmail,da Symantec,empresa especializada em segurança digital.

> A Polícia Federal do Brasil,tem combatido fortemente os crimes de Internet resultantes destas fraudes,como ocorreu em diversas operações coordenadas,para desmantelar quadrilhas brasileiras especializadas em invadir e desviar dinheiro de contas bancárias por meio da Internet.
Exemplos: Operação Pégasus/Operação Scan/Operação Replicante/Operação Galácticos,executadas pela Polícia Federal,com susesso prendendo centenas de criminosos.

Mas prevenir é muito mais simples e eficaz do que remediar.
Informação é sempre um meio válido de combater este tipo de mal,para que cada vez menos pessoas sejam enganadas pelas fraudes.

Gostou?
Faça um comentário



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço é seu,dê sua opinião,elogie,critique,(mas de forma educada e construtiva).
Muito obrigado pela sua participação,volte sempre