Pesquisar neste Blog

TRADUTOR - TRANSLATE GOOGLE WEBSITE TRANSLATOR

BEM VINDO AO BLOG DE ÁLIEN A FERA

Bem vindo ao Blog de Álien a fera,soluções simples e objetivas. Esse blog foi criado com o objetivo de ajudar você,com relação a problemas com Computadores e Internet,Softwares,Sistemas,Hardwares e.t.c. Aqui,você encontrará muitas respostas que poderão ajudá-lo(a). O Blog,é basicamente para ajudar aos nossos internautas visitantes. Pesquise,dê sua opinião,elogie,critique,(mas de forma educada e construtiva). Sempre que tiver uma dúvida,ou se não encontrar uma resposta,ou até fazer uma pergunta,preencha o formulário de contato,peça informações sobre o que deseja : sempre que possível eu faço uma postagem ou respondo por e-mail. Parceiros serão sempre bem vindos. Muito obrigado por sua visita. "Volte sempre" Álien a Fera Administrador

30 dezembro 2010

Gateway e gateway padrão


Active Search Results


O gateway(Portão de entrada).
Pode ser traduzido como "portão de entrada".
> O gateway pode ser um PC com duas (ou mais) placas de rede,ou um dispositivo dedicado,utilizado para unir duas redes. Existem vários usos possíveis,desde interligar duas redes que utilizam protocolos diferentes,até compartilhar a conexão com a Internet entre várias estações.
O endereço do gateway deve ser informado nas propriedades de rede,mas numa rede onde as estações estão configuradas para obter seus endereços automaticamente,é possível configurar o servidor DHCP,para enviar o endereço do gateway automaticamente.
A grosso modo um Gateway é um computador ou concentrador (modem,roteador) que distribui a conexão de internet para todos os computadores,podendo ser um modem que tem 2 ou mais saídas para ligar os computadores atuando ele mesmo como um switch - roteador,ou um computador que tenha duas placas de rede no qual ele é o primeiro a receber a internet e os outros compartilham a internet através dele,quando for configurar sua rede no Windows ao configurar o protocolo TCP/IP vai ter um campo chamado "Gateway Padrão".
O número a ser colocado será o IP do modem ou do computador que distribuir a conexão para os outros.
Quando você se conecta à internet através de um provedor de acesso qualquer,você recebe apenas um endereço IP válido.
A princípio,isso permitiria que apenas um micro acessasse a web,mas é possível compartilhar a conexão entre vários micros via NAT,opção disponível tanto no Windows quanto no Linux.
Quando você compartilha a conexão entre vários micros,apenas o servidor que está compartilhando a conexão possui um endereço IP válido,só ele "existe" na internet.
Todos os demais acessam através dele.
Gateway padrão é simplesmente um encaminhador de pacotes.
O default gateway ou gateway padrão é justamente o micro da rede que tem a conexão,é ele que os outros consultarão quando precisarem acessar qualquer coisa na internet.
Por exemplo,se você montar uma rede doméstica com 4 PCs,usando os endereços IP 192.168.0.1, 192.168.0.2,192.168.0.3 e 192.168.0.4,e o PC 192.168.0.1 estiver compartilhando o acesso à internet,as outras três estações deverão ser configuradas para utilizar o endereço 192.168.0.1 como gateway padrão.
> Vamos resumir a regra que os computadores usam:

* Para falar com um computador na mesma rede,envie um pacote diretamente para ele.
* Para falar com um computador FORA da rede,como na internet,por exemplo,envie um pacote para o Gateway padrão.

> Sem o Gateway padrão,é possível que as máquinas da mesma rede conversem entre si,mas não é possível que essas máquinas acessem a internet.

Te ajudou?
Faça um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço é seu,dê sua opinião,elogie,critique,(mas de forma educada e construtiva).
Muito obrigado pela sua participação,volte sempre